segunda-feira, 29 de março de 2010

Terceira idade dos cães

 Nossa população canina envelheceu. Até a década de 80 a média de vida da população canina era de aproximadamente 7 a 9 anos de idade. Na década de 90 passou de 9 a 12 anos. Nesta década, nos deparamos com animais na faixa de 16 a 18 anos. Os elementos responsáveis por essa longevidade são: boa alimentação, mais conforto e carinho, prevenção das principais doenças infecto contagiosas, melhora do atendimento médico veterinário.


Tendo a medicina veterinária evoluído muito nas últimas três décadas, novos serviços de alta tecnologia estão sendo colocados à disposição dos nossos melhores amigos. Exames laboratoriais de alta complexidade, ultrassonografias de alta resolução em três dimensões, ecodoppler cardíaco na avaliação das doenças do coração, acupuntura, fisioterapia, limpeza dentária por ultra-som, tomografia computadorizada e RX digital são hoje serviços ao alcance de praticamente toda a população canina e felina. Juntamente com os serviços veterinários, cresceu também a utilização dos serviços de higiene e tosa pelos animais, contribuindo assim para uma observação permanente por parte dos profissionais da área, que acabam dando o feedback aos proprietários da necessidade de se levar o animal ao veterinário. Complementando essa gama de serviços, os profissionais também se especializaram. Hoje é uma realidade encontrarmos nas clínicas, colegas que só atuam como dermatologistas, ortopedistas, cirurgiões, endocrinologistas, nefrologistas, anestesistas, e por aí vai.

Quanto mais evoluir a medicina veterinária, mais especialidades surgirão, não se esquecendo de que, independentemente da especialidade, guardadas as devidas proporções, todo veterinário especialista continuará sendo um clínico geral. Sua experiência como generalista é que vai determinar sua atuação dentro da especialidade escolhida.

O envelhecimento dos cães caminhou lado a lado ao da população. É comum assistirmos idosos caminhando com seus cãezinhos pelas calçadas das grandes cidades. Quais os problemas enfrentados pelos animais na terceira idade? Que patologias aparecem com mais frequência nessa fase da vida? Nossa experiência aponta para as artroses nas articulações, principalmente as do quadril, afetando os dois sexos, embora haja um discreto predomínio nas fêmeas, provavelmente devido aos hormônios. Também são comuns os problemas de coluna, espondilites anquilosantes, degeneração do disco intervertebral. Hérnias de disco são as mais incapacitantes, principalmente as crônicas. Nas fêmeas, os tumores mamários seguidos de inflamações do útero estão em primeiro lugar entre as patologias na terceira idade, mormente se não forem castradas. Aconselhamos a castração a partir dos seis meses em qualquer raça nos casos em que os proprietários não forem adeptos da reprodução.

Os problemas visuais também estão bastantes presentes, principalmente nas raças pequenas; os poodles são os mais acometidos, seguidos dos yorks e teckel. Catarata, ceratoconjuntivite seca de caráter auto-imune, glaucoma, são as patologias mais comuns. Não se esquecer de que uma boa limpeza dos olhos com a retirada do excesso de pelos em volta, contribui para uma boa visão. Os problemas hormonais podem estar presentes na terceira idade, principalmente o hipotireoidismo. As alergias, atopias, dermatoses senis também podem ocorrer. Cuidados com os dentes não podem ser negligenciados; pelo menos a cada seis meses todo animal deve ser levado ao veterinário para avaliação dos dentes. A odontolitíase (tártaro) é a mais freqüente, seguida da periodontite e retração gengival. Vários fatores são importantes para a vida saudável dos animais: uma boa alimentação, idas ao veterinário regularmente, evitar o sedentarismo, exercícios pela manhã e à tarde, preferencialmente caminhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário